terça-feira, 30 de abril de 2013

SELEÇÃO DE ELENCO PARA O CURTA.


Já na próxima semana iniciaremos a seleção dos atores que participaram do curta-metragem "JOAQUIM" de Márcio Liolly. Neste momento buscamos pelos atores que tenham as características informadas no anúncio. 

Adaptando roteiro.

 Estamos em fase de montagem do roteiro para o curta, realizando as adaptações necessárias para transformar essa história que foi criada especialmente para o teatro. Nosso projeto por se tratar de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)  tem a supervisão de alguns professores de nossa Academia. E também por esse motivo estamos realizando um projeto com o total cuidado possível. O roteiro do curta já sofreu algumas adaptações. Hoje resolvemos postar aqui no blog uma pequena parte do roteiro para que nossos seguidores possam participar um pouco desse momento.


Próxima semana faremos a primeira seleção dos atores cadastrados para participar do projeto, em breve colocaremos fotos de todo processo de pré-produção do curta "JOAQUIM".


Esta foi a parte do roteiro escolhida para que fosse apresentada aqui no blog. Este momento teve um grande suporte de Sanara Rocha (Diretora de Teatro graduada pela UFBA). E isso é só o início, ao logo do texto serão encontradas outras passagens também criada pela diretora.

terça-feira, 23 de abril de 2013

MAPAS DAS GRAVAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO.


Tivemos algumas mudanças nas regiões de gravação do documentário, ouvimos boatos que em um distrito de Camacarí, conhecido como Monte Gordo, situado na Linha Verde exite lobisomem.  Então mostraremos que até mesmo perto da cidade grande existem locais com pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o bicho.




Primeira apresentação do nosso documentário.

Foto feita por Márcio Liolly em Araçás.

Hoje faremos a primeira apresentação do documentário, estamos ainda em fase de produção.

O curta esta já em andamento na parte da pré-produção, precisaremos de tempo para que saia um produto de qualidade, essa semana já confirmaremos a data da audição para os personagens, mas, já estamos com alguns indicados, ainda não podemos revelar os nomes.

O roteiro esta ficando quase pronto, ainda faltam algumas correções. Teremos uma mudança também no nome de uma das personagens. Será na verdade uma homenagem feita para uma personalidade que viveu em Subauma durante toda sua vida. Uma figura que poucos tiveram o prazer de conhecer.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Conheça a equipe do documentário "JOAQUIM".

Olá, Pessoal

Vai a ficha técnica dos responsáveis pelo projeto que antecipa o curta "JOAQUIM". Nessa primeira parte estamos realizando o documentário que esta sendo usado como base para a produção do curta. A equipe é toda formada por estudantes do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Salvador. A produção conta com alguns colaboradores que também acabam se envolvendo no projeto. Segue então a ficha técnica de "JOAQUIM" O Documentário.

 Ricardo Santiago - Diretor - Câmera 01

 Natascha Dim - Ass. de Direção - Produtora

 Márcio Liolly - Câmera 2 - Produtor - Pesquisador

 João Coutinho - Ass. de câmera 01 - Som direto

Ana Clarissa - Produtora Executiva

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Diário de bordo da viagem para Araçás.


Começamos a sexta dia 12 de abril na rodoviária de Salvador, de onde seguimos para Pojuca, lá fomos comprar as coisas para passar os dias nas cidade, em seguida fomos para as casas  onde iríamos passar a noite. A equipe foi dividida, alguns dormiram na casa de Antônio e Márcio na casa de Diana. Conseguimos uma carona para as 8h do sábado dia 13, mas imprevistos aconteceram e tivemos que procurar um novo carro para nos levar para a roça onde faríamos as gravações. Saímos de Pojuca por volta das 11h, Natascha desta vem foi com Diana e  Márcio, Ricardo e Coutinho pagaram um taxi para chegar até o local. A viagem foi longa! No meio do caminho já encontrávamos sinais da roça, estrava de barro, a quantidade de casa já não era a mesma, e um forte cheiro de eucalipto. 

Chegamos na casa por volta das 13h e já começamos o conhecimento das locações onde seria gravada as cenas, o bacana foi que quando chegamos já estávamos com duas pessoas para nossas entrevistas, fizemos algumas gravações da equipe e depois começamos as entrevistas. 

Só então feitas as entrevistas fomos almoçar, um feijoada esperava por nós. Nos alimentamos e em seguida fizemos uma reunião para definir as coisas que faltava. Aguardamos a chegada da noite para terminar as entrevistas que foram feitas com o máximo de detalhes que só os moradores da região podia passar.

Após todos as gravações tiramos o resto da noite para descansar e conhecer mais a cultura local.

No dia seguinte pegamos o restante do pessoal que faltava para as entrevistas, filmamos os planos que seriam usados como suporte no documentário. Conhecemos a casa de farinha da região, que continua em atividade, muitas plantações de mandioca (usada para fazer a farinha). Após finalizarmos as gravações a equipe começou sua viagem de volta para Salvador, mas para isso teríamos que ir para Alagoinhas e só então Salvador. Aproveitamos também a viagem para fazer algumas filmagens, não queríamos perder nada desse momento. Chegando em Salvador cansados, tomamos cada um o destino de nossas casas.

Conheça as paisagens em Araçás.

A região é muito rica em informações e cenários, é preciso focar a atenção no objetivo para não acabar se perdendo entre os espaços que se transformam em locação o tempo todo.



 Essa foto foi tirada indo para uma horta que tem na casa onde ficamos hospedados durante os dias de filmagem, onde até a água é tirada na hora do poço. Entre as árvores com muitas frutas que tinha no local uma chamou a atenção o pé de araçá (uma pequena goiaba azedinha).


 Nessa foto encontramos um quadro de família. Muitas das informações que estamos buscando também serão usadas no curta. Estamos aproveitando para fazer essa pesquisa de campo, conhecer os costumes a educação dessas pessoas é de admirar.

 Encontramos muito nessa foto para a produção do curta.

 Aqui esta um casa de taipa onde vivem essas pessoas da zona rural, algumas já tem casas com tijolos.

 Durante as noites as pessoas costumam fazer fogueiras e sentar em volta para um bom papo, histórias até mesmo para falar sobre suas criações de animais. Sentar na fogueira também é uma forma de fazer negócios.

Essa foto é uma imagem que retrata muito bem o sertão, o mandacaru uma planta  típica com suas flores sendo misturada com as cores da paisagem que a paisagem oferece.

Os entrevistados de Araçás.

Passamos alguns dias em uma roça em Araçás, na busca  pelo lobisomem, entrevistamos alguns moradores da região que afirmam sua existência. Estamos cada vez mais perto do que imaginávamos. Entre uma conversa e outra descobrimos a riqueza dessa região. Achamos desta vez uma casa de farinha que ainda esta em atividade, a região é cheia de plantação de mandioca. A escuridão do local, nos impediu de fazer a gravação na casa de farinha, queríamos na verdade ficar a noite inteira no local, esperando pelo nosso protagonista, mas...

 Adaise de Jesus

 José de Jesus

 Elias também conhecido como Cheiroso

 D. Mira de Jesus

Lenilde dos Santos

Durante essa viagem contamos com a ajuda de algumas pessoas para a realização da gravação, pessoas que nos acolheram em suas casas,  no contato com os entrevistados, pessoas que nos transportaram entre as cidades. Entre elas estão Senhor Dionei, Senhora Maria Angélica ,Diana Gouveia, Pepe, Junior, e um agradecimento especial a todos que nos forneceram todas as informações para a produção desse material.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Partindo agora para Pojuca.

Estamos saindo agora para Pojuca, no domingo publicaremos fotos da viagem e informações sobre os depoimentos, um bom final de semana para todos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Viajando para Pojuca - Destino fazenda de Diana Gouveia.



Fomos informados de que em uma localização perto de Pojuca, algumas pessoas estão falando de um lobisomem que apareceu pela região, por esse motivo, arrumamos nossas malas e equipamentos e vamos ao encontro aos depoimentos dessas pessoas. Será que teremos alguma informação importante como tivemos em Subauma? Desda vez acho que vamos em uma casa de farinha, quem sabe passar a noite nela? Mas, nem bala de prata ou um espinho nos temos... é melhor dormir dentro de casa, mas vamos deixar os equipamentos ligado, vai que o danado aparece para nos fazer um visitinha??? 

Bem, amanhã partiremos para essa nova missão, no domingo tentaremos postar alguma informação sobre essa nova viagem em busca do lobisomem. Rezem para que possamos bater de frente com o danado.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Em breve nova viagem.

Durante esses dias fizemos algumas descoberta do lobisomem em documentários que encontramos no Youtube. Estamos no caminho certo. No próximo final de semana iremos para uma nova viagem, essa será a segunda parte do documentário. Estamos produzindo um estilo mas diferente da primeira gravação. A produção esta no maior vapor.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Do teatro para as telinhas.

Esquerda. D.Rosa (Luana Matos) Beto (Maurício Almeida), 
Damina (Fernanda Ferreira), Ritinha (Samia Bahia) e Lúcia (Rafaela Queiroz)


Iniciamos a preparação do roteiro para o curta adaptando um texto que foi criado para o teatro para uma obra audiovisual. É bem complicado e precisa de uma atenção dobrada para não virar uma poluição de informação. O bacana é que descobrimos que o texto quando é feito para o teatro precisa ser muito rico nas informações que serão passadas durante a apresentação. Já no cinema essas falas transformam-se em imagens. Hoje depois de quase 7 anos da criação e apresentação da peça JOAQUIM percebemos quanto um ator bom é importante para o teatro. Em uma das cenas a atriz Luana Matos, quem dava vida a D.Rosa, conseguia levar para cenas umas galinhas imaginárias de uma forma tão real que até os atores e a produção conseguia enxergar essas benditas galinhas. A forma que Luana Matos apresentava as galinhas era tão real que ela conseguia fazer daquele momento um imaginário coletivo. O próprio espetáculo já usava um estilo de teatro que ganhava força com esse imaginário. Onde o diretor Márcio Liolly preferia não entregar de bandeja o ponto principal do espetáculo, fazendo assim o público refletir, reviver e desenvolver a capacidade criativa de cada um.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Preparativos para a próxima viagem.

Ontem tivemos uma reunião sobre a nova viagem que se aproxima. Estamos contando os minutos para saber o que a população local tem para falar sobre o lobisomem. Será que dessa vez encontraremos? ou quem sabe conversaremos com um "suposto" lobisomem? No meio de tanta informação temos que ter cuidado em nossas andanças, não sabemos o que vamos encontra pela frente. O que seria legal era também encontrar uma casa de farinha, esta sim parece que é lenda. Com tanta tecnologia essa cultura vem perdendo força. Mas, o que depender de nossa equipe, vamos acender essa chama. E que venha novas pesquisas. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PATROCINE NOSSO PROJETO.




Olá, Pessoal

Estamos agora buscando patrocinadores e colaboradores para a gravação do curta. Temos uma grande dificuldade na capacitação de recurso, mas não estamos por esse motivo dando menos importância para o nosso projeto, durante esses primeiros momentos de gravações podemos observar o quanto é valiosa a cultura nordestina  e por esse motivo buscamos realizar um projeto maior e muito mais rico, pois entendemos que não devemos (a equipe de produção) perder essas informações que são passadas na maioria das vezes por pessoas mais velhas.

Estamos em busca de empresários, admiradores da cultura e das artes que possam  contribuir com qualquer quantia em dinheiro  para a produção do nosso curta, que já esta em fase de pré-produção. Estamos nesse primeiro momento captando os depoimentos de pessoas que dará origem ao documentário e fotografando futuras locações para a gravação do curta “Joaquim” do diretor Márcio Liolly. A Empresa patrocinadora terá sua marca divulgada no crédito do filme além de ter seu nome citado em todo e qualquer meio de divulgação do curta. Terá também a sua marca divulgada em nosso blog e facebook. Para as pessoas que também tenham interesse em apoia, disponibilizaremos com também para os nossos patrocinadores um DVD com os dois materiais: O Documentário e o Curta.

Segue os dados da conta para depósito e e-mail para maiores informações:

BANCO BRADESCO
FRANCISCO MÁRCIO DE LIMA OLIVEIRA
AGÊNCIA: 3573 - 4
CONTA CORRENTE: 0012027 8
e-mail: joaquimocurta@hotmail.com

OBS: Precisamos que sendo feito o depósito, o patrocinador deverá enviar um e-mail (se empresa, com os dados da empresa e marca), (pessoa física  e-mail informando o depósito) com o comprovante de depósito, telefone,  e-mail para contato.
Agradecemos desde já sua colaboração.

Fomos selecionados para participar do Festival 1 Minuto contamos com seu voto.


 Assista uma parte do documentário e vote também.
Curtir também conta.


Ficha técnica do Documentário

Direção: Ricardo Santiago
Ass. de direção: Natascha Dim
Argumento: Márcio Liolly
Roteiro: Ricardo Santiago
Produção: Márcio Liolly
Produção Executiva: Natascha Dim
Câmera 1: Ricardo Santiago
Ass. de camera: João Coutinho
Câmera 2: Márcio Liolly
Fotografia: João Coutinho
Trilha Sonora: Ricardo Santiago
Montados e finalizador: Ricardo Santiago

terça-feira, 2 de abril de 2013

Acesse também nossa página no Facebook.


Conheça uma casa de farinha.

Estávamos pensando... Deve ter uma grande quantidade de gente querendo saber como é uma casa de farinha, então fizemos uma pesquisa na Internet e escolhemos algumas imagem que revela como é uma casa de farinha o que tem dentro. Por que será que o LOBISOMEM gosta tanto de mandioca?

Foto da Internet
Essa foto mostra o meio de levar a mandioca para
 casa de farinha.
 Foto da Internet
Aqui é a parte de dentro de uma casa de farinha no
 antigo formato, quando as pessoas ainda faziam 
todo o trabalho com as próprias mãos.
 Foto da Internet
Aqui já temos um senhor preparando 
a farinha no forno a lenha.
Foto da Internet
Esta última foto mostra uma casa de farinha
que era usada pelos escravos.

A segunda parte da gravação para o documentário será em Pojuca - Ba.

Foto da Internet

A nossa próxima viagem para a gravação da segunda parte do documentário esta marcada para os dias 12, 13 e 14 de Abril. Dessa vez nosso destino será Pojuca- Ba, o município foi criado pela Lei Estadual Nº 979 de 29 de julho de 1913, com o território desmembrado de Sant`Ana de Catu. E´constituído por dois distritos: Pojuca e Miranga. Fica situada a 69 km (1h e 12 minutos) da capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador. Mas, a viagem não fica por ai, chegando em Pojuca, partiremos para uma outra viagem, só que desta vez iremos para uma roça que fica próxima a cidade. Ouvimos comentário de que na região também tem lobisomem. 

A dormida desta vez parece que será complicada, pois não teremos um local certo para dormir. Levaremos colchão para dormir na varanda e comida que seja prática e rápida no momento de fazer. Tentaremos ainda consegui a casa de um dos moradores para dormir e fazer as necessidades. 

A iluminação do local é apenas dentro das casa, água tirada de poço, chão de barro, muita plantação e mato. Acreditamos que algumas das cenas do curta também serão filmadas nessa região. Já que o local oferece belas locações para a grande caçada. 

Em breve colocaremos fotos da viagem, mas enquanto não colocamos vamos manter todos informados sobre o nosso processo de produção. 


segunda-feira, 1 de abril de 2013

As fotos dos garotos da história de ontem.

Olá, Pessoal.

Como tínhamos prometido ontem aqui no blog, ai estão as fotos do meninos que surgirão na árvore. Esses garotos sabem é de coisas. Alguns deles tem até medo de falar sobre o lobisomem, mas o que foi dito por eles já estava de bom tamanho. Só tem um problema... Tem coisas que não podemos divulgar , pois eles sabem o nome de algumas pessoas que virão lobisomem. Outras pessoas do depoimento também, mas essas informações por enquanto serão interna.


 Os meninos na árvore me lembrou a Caipora.
 Ao mesmo tempo que brincava na árvore um deles 
tinha na mão um celular.
 Foi uma tarde bem divertida e curiosa. 
Tinha muita coisa nova na conversa com os garotos.

Primeira parte do documentário.

Acabamos de assistir a primeira parte do documentário "Joaquim" de Ricardo Santiago com cenas da viagem para Subauma. A edição esta ficando muito bacana, os depoimentos... É de impressionar o que a tecnologia é capaz de fazer com uma civilização. É impressionante como a cultura de uma região pode ser tão rica nos tempos em que o mundo tecnológico esta em alta, quantas coisas deixamos de fazer, de viver, de conhecer por passar a maior parte do tempo sentado em frente ao computador navegando. De uma forma usamos a internet, mas desta vez para revelar para a maior parte de pessoas possível a cultura de algumas comunidades do nordeste. É linda a forma que os participantes relatam suas histórias. Em cada entrevista conhecemos muito mais do que imaginávamos conhecer. Esta sendo para nossa equipe uma grande descoberta cultural, rica e cada vez mais intensa.