domingo, 31 de março de 2013

Os garotos da árvore.

Ontem tivemos em Subauma, enquanto tirava fotos da preparação do Judas surgiu de uma árvores um garoto, ele me lembrou muito uma outra figura do folclore: a caipora no folclore brasileiro, é representada como um pequeno índio de pele escura, ágil, nu, que fuma um cachimbo e gosta de cachaça.  Perguntamos o que o menino queria e logo outros garotos foram surgindo na árvore. Eles queriam saber que horas o Judas sairia na rua para pegar os doces que seriam jogados. Seguimos então para um loga conversa com os meninos que passaram várias informação sobre o lobisomem. O interessante foi a forma que um dos garotos descrevia o animal "...ele anda com a cabeça entre as pernas...", essa era justamente a versão que um dos participantes da equipe do documentário ouvia falar quando era criança. Um outro garoto que também estava presente, falava do lobisomem com muito medo. E a noite de sábado só estava começando. 

Amanhã colocarei as fotos dos meninos.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Hoje a noite não tem Luar - Legião Urbana.


Uma música para meia noite.

Um clássico da  MPB (Música Popular Brasileira)
Cantor: Zé Ramalho.
Essa música doi sucesso na novela Roque Santeiro um telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

Digitando o texto de Joaquim.

Estamos digitando o texto para começar a elaboração do roteiro. Aproveitar a noite de Lua Cheia para pegar toda  essência do clima.

Seleção para atriz - Curta Joaquim.


Sons estranhos durante a noite.


Deixa farinha em lugar fácil dentro de casa é sinal de que “ele” possa aparecer. Nada melhor que trancar bem as portas e as janelas de casa. Se ouvir pegadas fortes e cachorro chorando evite sair para ver o que pode ser.

Espinho de Laranjeira.


Alguém já ouviu falar em espinho de laranjeira, que foi plantando a meia noite em noite de lua cheia?

Texto de Márcio Liolly.


Foto retirada na internet

“A lua preparou seu vestido mais lindo  iluminando a pálida pele de um jovem, que passará algumas horas coberto por pelos, vagando pela madrugada, buscando por uma presa que lhe satisfaça. O silêncio da noite revelará  gritos de dor e uivos sombrio que tornará essa sexta-feira inesquecível”

Márcio Liolly

Dicas de seu Joaquim.


Dizem que para a pessoa se esconder de LOBISOMEM tem que enterrar a mão na areia para esconder o brilho da unha que é a única coisa que reflete para o “Lubi”.

SELEÇÃO PARA JOAQUIM.


Para os atores baianos.

Começamos a seleção para o nosso curta que será filmado no segundo semestre de 2013.

Se você tem esse perfil entre em contato.

SEXTA-FEIRA SANTA - NOITE DE LUA CHEIA.

Foto: Márcio Liolly


Sexta-feira Santa... Hoje é o dia tão esperado pelos pesquisadores e historiadores que estudam histórias e fatos que tem como destaque o LOBISOMEM.

Na data de hoje em algumas cidades no Brasil, dizem que pessoas que batem em pai e mãe, o sétimo filho homem que ainda não foi batizado se transforma em lobisomem. E essa transformação acontece sempre em uma encruzilhada onde uma mula se espojou pelo dia.

Dizem também que nesses lugares onde as mulas se espojam não se pode pisar, pois a pessoa que pisou pode virar LOBISOMEM, então que esta nessas cidades é melhor ter cuidado por onde anda, caso contrário hoje a meia-noite você poderá se transformar em mais um LOBISOMEM.

Os moradores do pé serra em Subauma, costuma dia de hoje fecha suas portas e janelas mais cedo colocando no fundo  paneleiros,  com o objetivo de fazer barulhos caso alguma coisa tente entra nas suas casas. As casas de farinha não tem um pé de pessoa, já que o “Lobí” gosta muito de mandioca.  Em casas que tem criança pagã mesmo os alarmes são dobrado.

Então, nessa noite de lua cheia é melhor não sair de capa após a meia noite.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Contribuição do internauta José Huertas.



Foto da internet

Hoje contamos com a colaboração do amigo José Huertas, que contribuiu com uma pequena e importantíssima informação que o mesmo destacou em suas leituras.

"A lenda é valiosa para a explicação dos acontecimentos,(...) pode muitas vezes iluminar os hiatos e completar o enredo, que de outro modo se tornaria incompreensível".

Pedro Calmon (Amargosa, 23 de dezembro de 1902 - Rio de Janeiro, 16 de junho de 1985) foi um professor, político, historiador, biógrafo, ensaísta.
dor brasileiro

A origem do lobisomem em alguns lugares do Mundo.




História

A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo.
De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transforma-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.

A lenda no Brasil 
No Brasil (principalmente no sertão), a lenda ganhou várias versões. Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem. Em outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem. Existem também versões que falam que, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta.

Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do Sol.


Curiosidade:

- De acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou outro objeto feito de prata.

*Fonte:  http://www.suapesquisa.com

terça-feira, 26 de março de 2013

Mistério e Encantos tomam conta de Subauma.



A cultura local de Subauma faz você mergulhar no imaginário e criatividade, nos levando para um mundo onde os personagens principais saem dos livros de contos e tomam vida na pele de alguns moradores local. A sensação de entrevistar os moradores do pé da serra em Subauma foi única! O sorriso sombrio de "seu" Joaquim, a dúvida de Michele e o medo de Ani de ter visto o "Lobí". Nas voz de D. Maria descobrimos os pratos preferidos do animal que em algumas região alimenta-se até de criança pagã. Mas, tem um queda também por casca de siri...e não foi justamente o que encontramos o seu Joaquim fazendo... Ao chegar em sua casa ele armava  "cofo"* para pegar siri no grande Rio Subauma. O conversa passou que nem percebemos, seu quintal tinha galinha, bombos e mulas... mulas que em noite de Lua Cheia se espoja na encruzilhada arrumando o local para o homem se transformar em LOBISOMEM. Não aguentávamos de ansiedade para ver a lua cheia. Mas esse ansiedade seria guardada para uma outra visita a cidade. Pois, tínhamos só dois dias para fazer o máximo entrevista possível.

Conhecemos pessoas centenárias que de uma forma participou da construção da casas dos escravos, levando pedras que eram trazidas de Portugal. Senhoras com lindas histórias que o tempo não permitiu que elas pudessem lembrar. Aventuras que só sentando com Edvan para descobri os mistérios que envolve esse belo paraíso. 

* cesta feita de bambum e cipó para pegar siri, caranguejo, pitu, peixe...

segunda-feira, 25 de março de 2013

I hope you make the most of project information.



Hoje fiquei feliz em saber que estamos com um bom número de acessos em nosso blog. Vejo que temos mais companheiros que acreditam na existência do lobisomem. E isso é muito bom para nossas pesquisas.

Estamos colhendo o máximo de informações possível nos relatos de pessoas que moram no interior da Bahia no Brasil, para que o mundo possa conhecer um pouco mais sobre o lobisomem.

No último final de semana encontramos com pessoas interessantes, com histórias de deixar qualquer um com medo de encontrar o “lobí”.

 Agora chegou a sua vez de fazer a pergunta que será feita aos entrevistados durante a gravação do documentário.

Gostaríamos de agradecer as visitas feitas dos EUA, Alemanha, Polônia e do Brasil.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Today I was happy to know that we have a good number of hits on our blog. I see we have more members who believe in the existence of werewolves. And that is very good for our research.

We are gathering as much information as possible in the stories of people who live in the interior of Bahia in Brazil, so that the world may know a little more about the werewolf.

In last weekend met interesting people with stories to make anyone afraid to find the "lobby".

  Now it's your turn to ask the question that will be interviewed during the recording of the documentary.

We would like to thank the visits U.S., Germany, Poland and Brazil.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Heute war ich froh zu wissen, dass wir eine gute Anzahl von Treffern auf unserem Blog zu haben. Ich sehe, wir haben mehr Mitglieder, die an die Existenz von Werwölfen glauben. Und das ist sehr gut für unsere Forschung.

Wir sammeln so viele Informationen wie möglich in den Geschichten von Menschen, die in das Innere des Bahia in Brasilien zu leben, damit die Welt erkenne, ein wenig mehr über den Werwolf.

In vergangenen Wochenende trafen interessante Menschen mit Geschichten zu machen niemanden Angst, die "Lobby" zu finden.

  Jetzt ist es an Ihnen, die Frage, die während der Aufzeichnung des Dokumentarfilms befragt werden fragen.

Wir möchten die Besucher USA, Deutschland, Polen und Brasilien danken.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dzisiaj byłem szczęśliwy, że mamy dobrą liczbę trafień na naszym blogu. Widzę, że mają więcej członków, którzy wierzą w istnienie wilkołaków. I to jest bardzo dobre dla naszych badań.

Zbieramy jak najwięcej informacji, jak to możliwe w opowieściach ludzi, którzy żyją we wnętrzu Bahia w Brazylii, aby świat poznał, nieco więcej o wilkołaka.

W ostatni weekend spotkaliśmy ciekawych ludzi, z opowieści, aby ktoś boi się znaleźć "lobby".

  Teraz twoja kolej, aby zadać pytanie, które będzie przesłuchiwana podczas nagrywania filmu dokumentalnego.

Chcielibyśmy podziękować wizyt USA, Niemcy, Polska i Brazylia.

Conheça algumas das pessoas que já tiveram algum tipo de contato com lobisomem.


Depoimentos reveladores e assustadores fazem parte do documentário, se você 
ainda tem dúvidas sobre a existência de lobisomem... Espere para ouvir tudo 
 que essas pessoas tem para falar sobre o assunto.

Mas, cuidado com as crianças que ainda não foram batizadas 
e evite passar por casa de farinha no período da QUARESMA.

Se você vai passar a Semana Santa em Subauma, evite sair após a meia noite.

Joaquim Neri

D. Maria

Durval Batista

Ani

Manoel dos Santos

 Alice da Cruz

Edvan


Michele
Nossa primeira viagem para a gravação do documentário 
do curta contamos com a participação de
João Coutinho durante as filmagens.

 Preparando para a gravação na ponte.



Gravação na casa de Joaquim.

 






Equipe formada por Márcio Liolly, Ricardo Santiago e Natascha Dim

Na última sexta-feira dia 23/03/2013 a equipe de produção do documentário que fará parte do curta Joaquim, viajou para Subauma na linha verde, a cidade fica situada 102 km ao norte de Salvador. Sua noite torna-se sombria com a escuridão e sem pessoas nas ruas... o som das cigarras são instrumentos musicais.

Por volta das 23hs a equipe já estava na porta do cemitério filmando e captando som no local. As sobras e os ventos da noite nos proporcionavam algumas imagens que influenciava o nosso imaginário dando vida a alguns personagens que surgiu durante toda noite de gravação.

Gostaríamos de agradecer as pessoas envolvidas de uma forma em nosso projeto como D. Luisa, Srº Arroz (os donos da casa onde ficamos hospedados durante os 2 dias de filmagem),  João Coutinho e Nívea Liolly que participaram nas ideias e captação de imagem.

Em breve colocaremos as fotos da viagem.

sábado, 16 de março de 2013


Ponte feita com madeira.
Conte sua história.

Pesquisa para as locações do curta.

Pesquisa para o cruzeiro da Vila da Luz ( Cruzeirinho - Subauma - Bahia)

 Toda história tem esse chão de terra batida ( Cruzeirinho - Subauma - Bahia)
 Muitas das cenas de romance entre Lúcia e Joaquim acontecem nessa ponte (Subauma - Bahia)
Pesquisas de casa para a Vila da Luz.
 Cercados e chiqueiros.
 Pesquisa de casa para a Vila da Luz.

 Nesse local teremos cenas do curta.




As produções para o documentário (material que dará origem ao curta) esta na maior correria, as cidades que faremos as visitas já estão definidas, segue os nomes: Subauma, interior de Pojuca, Inhambupe e estamos aguardando um retorno sobre Cachoeira.

domingo, 10 de março de 2013

Agora sim... Esta é a logo do nosso curta!
 
O que achou? Deixe seu comentário.

sábado, 9 de março de 2013

VOCÊ ACREDITA EM LOBISOMEM? DEIXE AQUI SUA MENSAGEM E SEUS CONTATO OU PODE  MANDAR PARA NOSSO E-MAIL

JOAQUIMOCURTA@HOTMAIL.COM

QUEM SABE VOCÊ PODE FAZER PARTE DE NOSSO DOCUMENTÁRIO.

Hoje criamos a logo do curta, apenas as pessoa próximas do projeto tiveram esse acesso ao material. Ainda estamos ajustando algumas coisas, mas esta bem bacana. Márcio esta lendo "DRÁCULA - O Vampiro da Noite" de Bram Stoker, idéias e mais idéias. Natascha e Ricardo buscando fontes  fazendo contatos para o documentário do curta "JOAQUIM", as produções estão a todo vapor.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ontem dia 07/03/2013 iniciamos eu (Márcio Liolly), Natascha Dim e Ricardo Santiago a arrumção da nossa proposta de TCC. Já estamos pensando em algumas proposta devigem pra filmar pessoas que acreditam no foco da nossa pesquisa.